Quando eu era criança minha mãe costumava contar histórias da época de solteira.
Num dos arroubos da juventude, D. Nalvinha quase fugiu com uma tribo de ciganos , encantada com aquela fascinante cultura repleta de cores, alegria e magia.
Não nasci numa tenda nômade (sendo mais exata, foi na Santa Casa de Jacareí/ SP)
Porém, herdei da minha mãe esta essência mística que acabou me conduzindo
ao mundo enigmático das cartas do Tarô (Tarot) .
Porém, herdei da minha mãe esta essência mística que acabou me conduzindo
ao mundo enigmático das cartas do Tarô (Tarot) .
O Tarô é um oráculo milenar que nos permite abrir as portas do inconsciente .
Mais que uma arte mântica, trata-se de um instrumento de auto - conhecimento e de observação e apreensão da realidade consultado por meio de cartas .
Sua atual estrutura, fixada no século XVI, compõe-se de 78 cartas divididas entre Arcanos Maiores (22 cartas) e Arcanos Menores (56 cartas) .
Arcano é uma palavra que significa “mistério, segredo”.
A História do Tarô teve início desde tempos muito distantes . As civilizações chinesa, indiana, hebraica, entre outras, foram indicadas como as que teriam concebido o Tarô como um legado divino . Porém, acredita-se que sua verdadeira origem provém do antigo Egito devido de sua forte cultura mística, simbólica e por estar diretamente ligado ao livro de Thoth, senhor de todas as ciências, da fala e da escrita ..
Há ainda os que situam sua invenção na Europa Medieval.
Segundo o livro "Tarô : Explorando o futuro através das Cartas", da escritora Graciela Skilton, o primeiro jogo de cartas apareceu na Alemanha em 1325 .
Tarô Medieval |
A autora também enfatiza teorias de que seu surgimento possa ter sido na Florença, idealizado por florentinos que sempre foram muito adiantados a tudo quanto tinha a ver com a adivinhação . "Foi levado pelos mesmos a outros lugares da Europa, o que justifica as imagens do tarô que são uma reprodução de cenas de caça e de personagens importantes das cortes medievais - Skilton ".
O Tarô de Marselha, tal como o conhecemos agora, foi realizado aproximadamente em 1760 por Nicolas Conver, inspirado exatamente em temas medievais .
As cartas foram idealizadas com cores branca e preta, além de três cores que foram fundamentais – amarelo, azul e vermelho - e cores complementares .
Radiant Rider Waite Tarot |
O amarelo é a cor da inteligência, da consciência, de si próprio .
O azul é a cor que representa a vida espiritual do indivíduo .
O vermelho é a ação, que se focaliza desde o plano espiritual ou da paixão, conforme estiver na carta em maior ou menor proporção que o resto das cores .
O verde é a cor da energia, da vitalidade.
O branco representa a pureza que vem do divino.
O preto simboliza o positivo para o plano material .
Os mestres artesãos e pintores que fizeram as cartas nos séculos XIV e XV
eram também os pintores que realizavam imagens religiosas .
É por isso que os arcanos maiores contêm sinais astrológicos e alquímicos,
bem como algumas divindades pagãs e cristãs .
Os vinte e dois arcanos maiores representam o caminho para o interior .
As cartas I e XII representam forças divinas e a Criação, o início e o desfecho final desta jornada pessoal . O Arcano XXI simboliza o nascimento da vida espiritual,
de XIII a XXI o homem continua em sua busca inteiro através de todas suas dificuldades e vida material . O Arcano XXII, denominado, O Louco, não leva nenhum número impresso na carta como todos os anteriores, já que esta carta
não tem valor por si própria, mas no conjunto em que se apresenta .
Os cinquenta e seis arcanos menores compreendem quatro conjuntos –
Ouros, Espadas, Copas e Paus - que denominamos “naipes”.
Cada naipe contém 14 cartas: dez cartas numeradas (1 a 10) e quatro cartas da corte (Pajem, Cavaleiro, Rainha, Rei). Seu conjunto é estruturado com símbolos sinalizadores, caracterizando-se pela simplicidade ornamental
O Tarô por ser um poderoso instrumento simbólico, ajuda-nos a compreender melhor nosso "eu interior". Por essa razão, os campos da psicologia e psiquiatria começaram a se interessar por este sistema antigo de conhecimento .
O psiquiatra suíço Carl Jung foi o primeiro a descobrir no tarô uma correlação perfeita com os conteúdos ocultos da mente que existem em todo ser humano,
que ele denominou de "inconsciente coletivo".
Jung realizou vários estudos sobre a relação entre o inconsciente universal e a consciência individual do homem, afirmando que ambos existem num estado de interdependência recíproca e que é impossível existir o equilíbrio
de um sem a presença do outro .
Mary Greer, uma taróloga norte-americana e pesquisadora das teorias do famoso psiquiatra, relata em textos do seu blog que Jung percebeu que a imagens arquetípicas do Tarô eram semelhantes aos dos mitos, sonhos e da alquimia que já estudara . Portanto, acreditava que as pessoas poderiam usar as cartas como um método intuitivo para se compreender o inconsciente coletivo
e também para predizer o futuro .
Comentários
Postar um comentário