Arteterapia é o conceito do uso da arte como terapia, transformando pensamentos e sentimentos pelo desenvolvimento da criatividade e do estímulo da expressão, sendo capaz de explicar e descrever a história de cada indivíduo por meio das mais versáteis linguagens artísticas. A humanidade precisa da arte para se comunicar, para explorar o mundo através de uma visão mais abrangente e sensível.
A Arteterapia proporciona inúmeros exercícios que facilitam a liberação de
energias destrutivas, trabalhando assim nossos conflitos internos, ansiedade, repressão e medos. Segundo as escritoras e arteterapeutas Beatriz Acampora e Bianca Acampora (2011) no livro "170 Técnicas Arteterapeuticas", por meio de desenhos, atividades projetistas, jogos dramáticos e diversas expressões artísticas, o indivíduo representa seu interno, que inclui as situações que mais o afligem.
"O objetivo da terapia por meio de processos artísticos é auxiliar o indivíduo, por intermédio das diferentes formas de fazer arte, para que possa expressar com maior facilidade seus conflitos e dificuldades, o que ocorre de uma forma simbólica.
O arteterapeuta é capaz de ajudá-lo a ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao seu meio familiar e/ou social
mais amplos. (ACAMPORA, 2011, p.13)"
O uso de recursos artísticos com finalidades terapêuticas começou a ser incentivado no início do século XIX, pelo médico alemão Johann Christian Reil.
Estudos posteriores traçaram relações entre Arte e Psiquiatria. Carl Jung passou a trabalhar com o fazer artístico, em forma de atividade criativa e integradora da personalidade. No Brasil podemos encontram o trabalho de Ulysses Pernambucano, Osório César e Nise da Silveira, profissionais renomados que difundiram os conhecimentos da psiquiatria com a arteterapia.
A utilização da arteterapia como técnicas expressivas é adotada por muitas linhas terapêuticas conhecidas hoje em dia, sejam estas complementares ou alternativas, com a finalidade de mostrar para cada indivíduo a necessidade olhar para dentro
de si, gerando um processo de cura e renovação em suas vidas.
Que a Arteterapia seja um refúgio para todo aquele que admira e respira as artes em suas mais variadas vertentes e necessita alcançar o conhecimento de si mesmo.
Que esta prática terapêutica possa oferecer novas formas de olhar e interpretar imagens, ideias, sentimentos e princípios .
Que através da Arteterapia você possa juntar os fragmentos ocultos da mente, como uma bela e colorida colcha de retalhos, compreendendo a arte não apenas como uma combinação técnica, talento e habilidade, mas também como um reflexo de sonhos, crenças e pensamentos que geram mudanças conceituais.
Arteterapia é a ação de transformar, curar com o coração, através da arte.
Comentários
Postar um comentário