Sou fascinada por Contos, Mitos e Lendas .
Neles temos a oportunidade de viajar por cenários mágicos, encontrar criaturas fantásticas e ir muito além do que a realidade pode permitir .
O mundo da fantasia é simplesmente incrível .
Em nosso país podemos encontrar uma variedade enorme de narrativas que são passadas de geração para geração, até os dias atuais .
As tradições populares mantem-se vivas graças ao poder do Folclore.
O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação . Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações .
A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular .
A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento) .
Inspirada nesta temática criei minha obra intitulada de “Mãe Das Águas”,
uma referência à Iara, uma famosa entidade do folclore brasileiro,
dona de uma beleza fascinante .
A lenda da Iara é conhecida em várias regiões brasileiras e existem diversos relatos de pescadores que contam histórias de jovens que cederam aos encantos da tentadora sereia e morreram afogados de paixão .
Para compor esta obra utilizei Lápis de Cor Aquarelável, da Faber Castell.
Quando faço uso desse material, não costumo utilizar seu efeito aquarelado já que trabalhos desse gênero ficam com um aspecto translúcido. Gosto desse efeito... Transmite uma sensação de delicadeza e leveza na pintura. Porém, gosto do tom forte dos pigmentos do lápis antes da aplicação da água.
Acho que dá um destaque maior ao desenho.
Para representar minha “Mãe Das Águas”, pintei uma sereia de cabelos longos e olhos verdes. Não sei por que, mas acho que as ruivas combinam com este personagem lendário . E não digo isso por influência da Ariel, a Pequena Sereia,
da Disney . (risos) Apenas acho que as ruivas possuem um “q” sedutor que faz jus a imagem desses belos seres marinhos . E através dessa visão, fiz minha representação da Mãe Das Águas num estilo mais voltado ao mangá.
Com suas escamas brilhantes, Iara adora deitar-se sobre bancos de areia nos rios para brincar com os peixes e permanece atraindo os homens de maneira irresistível e os matando. Também, é vista penteando seus longos cabelos com um pente de ouro, mirando-se no espelho das águas ...
Comentários
Postar um comentário